Energia geotérmica: entenda como funciona esse tipo de energia

Energia geotérmica chamada também de energia geotermal, é uma das opções de energia renovável que a natureza deixa a disposição para utilizar da melhor maneira, e que pode ser obtida através do calor que é emanado do interior do planeta terra!

Como é obtida a energia geotérmica

Para conseguir atingir todo o potencial da energia geotérmica, são feitas perfurações imensas no solo para chegar ao calor existente dentro do planeta, ou seja, abaixo da superfície da Terra, o calor é liberado em forma de vapor, graças as rochas quentes, secas e úmidas.

O uso da energia geotérmica não é de hoje, aliás, há vários relatos de séculos atrás, onde era amplamente utilizada para banhos quentes, assim, como também para cozinhar alimentos para as refeições, e tudo isso, era feito nas fontes termais onde a água permanecia aquecida devido o contato com rochas muito quentes!

A 1 ª Usina Geotérmica do mundo foi construída em 1904, na cidade de Larderello, na Itália, hoje em dia, a energia geotérmica é conseguida através das centrais geotérmicas, as quais são as responsáveis em transformar a energia geotérmica em energia elétrica.

A vantagem dessa utilização, é por se tratar de mais um recurso natural renovável, quer dizer que é praticamente impossível um dia acabar, por isso mesmo, não afeta o meio ambiente, sendo que pode ser utilizada para cozinhar, no aquecimento de casas, edifícios, piscinas e até para beneficiar a produção de vegetais e legumes em estufas!

Energia geotérmica

A produção da energia geotérmica é feita através das Usinas Geotérmicas, e os locais ideais para a instalação é onde existem evidências de haver grande quantidade de vapor debaixo da terra, assim, esses reservatórios geotérmicos conseguem fornecer energia suficiente para alimentar os geradores de turbina, produzindo a eletricidade!

É importante dizer que embora a energia geotérmica seja benéfica ao meio ambiente, ainda, assim, a retirada só deve ser feita de maneira consciente, ou seja, desde que não afete a geologia em torno no local, já que é necessária a perfuração do solo, assim, como toda água encontrada abaixo da superfície precisa ser tratada antes de ser despejada nos rios e nos mares, pois, contém minérios prejudiciais à saúde, como por exemplo o ácido sulfídrico.

Existem alguns pontos negativos em relação a energia geotérmica que merecem ser ressaltados, como o custo elevado para a instalação, a baixa eficiência que pode oferecer, e também o barulho que pode afetar comunidades próximas, talvez, devido a esses fatores, no momento não há nenhuma previsão para a implementação de Usinas Geotérmicas no país.