Como evitar um mau advogado

Os casos são ganhos e perdidos com base na qualidade de sua equipe legal. Nem todos os advogados são igualmente qualificados, competentes ou éticos. Saber como encontrar um bom advogado, e como evitar um mau, nem sempre é fácil. Confia nos teus instintos e observa as bandeiras vermelhas.

Hábitos De Trabalho

Os hábitos de trabalho de um advogado são um dos maiores indicadores de competência. As seguintes bandeiras vermelhas podem indicar que é hora de encontrar uma nova representação legal.

  • Chamadas não atendidas – um advogado que não retorna as chamadas prontamente, ou em tudo, não coloca um prêmio sobre o serviço ao cliente. Ele pode estar muito ocupado com outros casos, incerto com como proceder com o seu caso ou ignorar o seu assunto completamente.
  • E-mails sem resposta – como telefonemas sem resposta, e-mails sem resposta podem indicar que o advogado está muito ocupado, estressado ou sobrecarregado para lidar com o seu caso ou não está fazendo do seu assunto uma prioridade que namorar menor dá cadeia.
  • Prazos não cumpridos-prazos em falta, especialmente prazos judiciais, pode prejudicar seriamente o seu caso. Se um advogado falha consistentemente prazos, é melhor terminar o relacionamento e seguir em frente.
  • Má atitude-um advogado que exibe uma atitude condescendente, não comunicativa, rude, impaciente ou de outra forma pobre pode ser difícil de trabalhar. Uma má relação advogado-cliente pode criar conflito, tensão e má vontade.
  • Falta de um sistema de calendários adequado – um sistema de calendários confiável e organizado é fundamental para cumprir prazos e priorizar múltiplas obrigações. A falta de um sistema de calendarização adequado pode levar a prazos falhados e a outras catástrofes.
  • Uma promessa de uma vitória do tribunal ou resultado bem sucedido – um advogado nunca deve prometer ao seu cliente um resultado específico, não importa quão provável esse resultado pode ser. Tem cuidado com as promessas de uma vitória segura.
  • A recusa em fornecer referências – a recusa em fornecer referências ou deixá-lo falar com clientes anteriores indica que o advogado teve problemas com clientes anteriores que ele não quer que você saiba.

Instalações De Trabalho

As instalações de trabalho de um advogado, desde a localização do edifício e exterior até a sala de recepção, sala de conferências e escritórios, podem falar muito sobre as práticas de trabalho e clientela de um advogado. Abaixo estão alguns sinais de que tudo não está bem.

  • Espaço de escritório em um estado de mau – espaço de escritório ou propriedade em mau estado pode sinalizar problemas financeiros por parte do advogado.
  • Um grande número de escritórios vazios – um elevado número de escritórios vazios pode sinalizar uma significativa rotação de funcionários, um crescimento demasiado rápido ou problemas financeiros.
  • Um escritório desordenado e desordenado é uma bandeira vermelha para desorganização e ineficiência. Talvez o advogado prospere no caos, mas você quer arriscar perder papelada importante ou perder um prazo?
  • Pilhas de documentos não arquivados ou correio não aberto – um backlog de arquivamento ou correio não aberto pode indicar que o advogado não tem pessoal de apoio adequado ou está desorganizado, desmotivado ou sobrecarregado.

Pessoal do advogado

Uma olhada no pessoal do advogado e como ele interage com o pessoal pode fornecer pistas sobre sua eficácia, competência, confiabilidade e ética.

  • Membros infelizes do pessoal – funcionários descontentes ou baixa moral no local de trabalho pode sinalizar má comunicação advogado-pessoal, relações tensas e uma falta de cuidado. Um advogado que trata mal o pessoal – através de bullying, abuso verbal, rudeza e outros comportamentos—pode alimentar conflitos, tensão e má vontade. Se o advogado não tratar bem os empregados, tratará bem os clientes?
  • Alta taxa de rotatividade-atrito alto empregado pode sinalizar insatisfação com o escritório de advocacia em geral ou o advogado especificamente. Empregados comprometidos e satisfeitos são mais propensos a permanecer com uma empresa, independentemente do pagamento ou benefícios.
  • Falta de pessoal – um advogado que carece de pessoal de apoio adequado pode ser difícil de trabalhar ou pode estar a passar por dificuldades financeiras.